sexta-feira, 3 de maio de 2013

O QUE É GEOGRAFIA ?


O que é Geografia. Uma breve introdução à Geografia escolar.

A Geografia é uma das ciências mais antigas utilizadas pelo ser humano, começou a ganhar corpo de Ciência como a conhecemos hoje em finais do séc. XVIII e início do séc. XIX. De lá para cá sofreu muitas transformações.
A Geografia acadêmica é muito complicada para que alunos do ensino fundamental (às vezes até do ensino médio) a compreenda em sua plenitude, então há o que alguns estudiosos chamam de Geografia escolar. Essa, apesar de não perder todo contato com a Geografia acadêmica, tem a preocupação maior de fazer o mundo compreensível aos alunos nas suas estruturas naturais, políticas, sociais, culturais e econômicas.
A Geografia.
A Geografia é uma ciência humana que estuda relações entre a natureza e o ser humano. Seu objeto de estudo é o espaço. E por intermédio do espaço a Geografia busca conhecer a natureza, as ações e os movimentos que a sociedade realiza envolvendo seus aspectos econômicos e sociais. O espaço, para a Geografia, é formado sobre um substrato natural, o qual é constantemente modificado e utilizado por nós.
Após a década de 1970, a Geografia se preocupou menos com a descrição e passou a ser mais interpretativa, ocupando-se em seus estudos com as escalas locais, regionais, nacionais e globais. Levando em consideração aspectos e fenômenos culturais, econômicos, sociais, naturais e subjetivos. Pode-se dizer que ela faz uma análise horizontal do espaço.
Para os parâmetros curriculares nacionais - PCNs Geografia Ensino Fundamental, 1998 - o objetivo da Geografia é:

"...estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem. Na busca dessa abordagem relacional, trabalha com diferentes noções espaciais e temporais, bem como com os fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem, para permitir a compreensão processual e dinâmica de sua constituição, para identificar e relacionar aquilao que na paisagem representa as heranças das sucessivas relações no tempo entre a sociedade e a natureza em sua interação."(p. 26)

Assista ao vídeo para compreender melhor a Geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário