sábado, 4 de maio de 2013

SAIBA COMO SOMOS CLASSIFICADOS PERANTE OS OLHOS HUMANOS !


Diferenças entre: país, estado, nação, etnia e cidades.

Esses termos às vezes causam confusão quando estamos elaborando um texto ou dando uma aula e temos a necessidade de conceituá-los devidamente conforme os objetivos propostos.
Vamos tentar entendê-los melhor.
País (ou Estado-nação) - nesse caso é interessante notar uma certa diferença, apesar dos dois termos serem muitas vezes usados em conjunto. País refere-se à porção da superfície terrestre controlada por um Estado, ou seja, país é a extensão visível, um conjunto formado por paisagem naturais e culturais sob domínio de um Estado. Já o Estado é definido como o território geograficamente delimitado que possui instituições políticas e é regido por leis. Assim, precisa ter: território, população e governo. Possui organização socio-política. É uma realidade política. O termo Estado refere-se, também, à uma unidade adminstrativa de um país. É uma unidade da federação (UF), pode receber outras denominações conforme o país, tipo: cantão, província, república, etc. No Brasil temos: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul etc.
Nação - nação é uma realidade sociológica, mas também pode ser antropológica e polítca e pode ser sinônimo de Estado. Dentro de um país pode haver muitas nações, isso é o que normalmente ocorre, caracteriza-se por um grupo de pessoas, normalmente extenso (muitos indivíduos) que possuem afinidade étnicas, idiomas em comum, maneiras de pensar, sentir e agir semelhantes. Ex. clássico: os Curdos formam uma nação sem país. (Israel foi uma nação sem ser país por muito tempo).
Etnia - essa palavra vem do grego (éthnos) que significa povo, define um grupo de pessoas que tem características culturais próprias, uma etnia é distinguível pelas suas características religiosas, linguísticas, costumes e tradições. Assim, nação, etnia e povo no sentido antropológico, podem ser usados como sinônimos.
Cidade - o conceito varia muito de país para país. No Brasil é a sede de um município, independe do número de habitantes, toda sede de município é cidade. Por sua vez, município é a menor unidade administrativa do Brasil, ele pode conter núcleos urbanos, estes; dependendo de alguns equipamentos sociais e políticos são considerados distritos, caso contrário são classificados como vilas, bairros rurais ou localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário