sábado, 4 de maio de 2013

TIPOS DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS E RELEVOS !


Aula sobre relevo.

Relevo.
Formas de relevo e estrutura geológica.
O relevo terrestre é moldado por duas forças distintas e relacionadas - as força internas ou endógenas e as forças externas ou exógenas.
As forças internas têm origem no interior da Terra, são provocadas pelo calor interno no núcleo do planeta e demais fenômenos no manto. As externas são provocadas por agentes como: vento, temperatura, água, microorganismos e ser humano.
As formas de relevo são:
Planaltos – áreas em que os processos de erosão superam os de deposição, normalmente são altas, entre 500 e 1500 mts. de altitude.
Planícies - áreas em que os processos de deposição superam os de erosão, normalmente são baixas.
Depressão – podem ser absolutas, áreas mais baixas do que o nível do mar; relativas, áreas mais baixas que o seu entorno.
Essas formas de relevo estão assentadas nas estruturas geológicas (ou de relevo). Temos as seguintes estruturas:
Bacias sedimentares – áreas de deposição que receberam sedimentos de áreas mais altas ao seu entorno, normalmente possuem reservas de combustíveis fósseis.
Escudos Cristalinos - áreas muito antigas onde predominam rochas magmáticas e metamórficas, normalmente se apresentam muito desgastadas. Compreendem as áreas mais antigas do planeta e são ricas em recuso minerais.
Dobramentos modernos - são terrenos recentes onde estão as grandes cadeias de montanha da atualidade. Himalaia, Andes, Alpes, Atlas são exemplos.
Os agentes externos e as modificações do relevo.
A energia solar que atinge o planeta é a grande responsável pelo desencadeamento de fenômenos que provocam desgastes no relevo. Assim, enquanto as forças internas causam mudanças estruturais as externas causam mudanças esculturais. Se não houvessem as forças internas a Terra seria coberta totalmente por um oceano com aproximadamente 50 cm de profundidade, por outro lado se não existissem as forças externas haveria altas montanhas que poderiam chegar a mais de 20 mil metros de altitude.
As forças internas e as placas tectônicas.
O núcleo do planeta Terra possui temperatura semelhante à superfície do Sol. Ele erradia calor para o manto e causa um fenômeno chamado ondas de convecção, essas ondas forçam a crosta terrestre fragmentando-a em pedaços e causando nelas movimentos. É a chamada tectônica da placas.
A movimentação das placas tectônicas causa vulcanismo, dobramentos e falhamentos na crosta terrestre, dentre outros fenômenos.
Questão.
1. No mapa a seguir, os espaços pontilhados e as áreas em branco identificam respectivamente:
a) clima tropical e subtropical
b) escudos cristalinos e bacias sedimentares *
c) vegetação florestal e caatinga
d) bacias hidrográficas intermitentes e perenes
e) rochas sedimentares e vulcânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário