sexta-feira, 3 de maio de 2013

TIPOS DE VEGETAÇÕES ENCONTRADAS NO BRASIL!


Paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Uma análise conceitual.

Apesar de haver semelhanças entre esses termos eles não são sinônimos. É interessante destacarmos o conceito de cada um, dependendo da ocasião eles podem ser abordados com enfoque diferentes.
Vale lembrar que dependendo do autor e da análise em foco os conceitos podem sofrer sutis alterações. Aqui adaptaremos um conceito conforme nossas fontes consultadas.
Paisagem natural (ou paisagem vegetal).É o conjunto dos elementos naturais interligados e exercendo influência entre eles. Formando uma configuração que apresenta uma certa semelhança aos nossos olhos.
Biomas.Uma área de grandes dimensões com características em comum de clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo. Visualmente apresenta uma paisagem vegetal de aspecto semelhante, apesar da diversidade de vegetação que os compõem.
Domínio morfoclimático.É um conjunto espacial de certa ordem de grandeza onde existe uma coerência no aspecto do relevo, nos tipos de solo, na vegetação, no clima e na hidrografia.
Ecossistema.É um complexo onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não vivos (bióticos e abióticos) havendo transferência de energia e de matéria entre eles. Um sistema natural comandado por fluxos de energia.
Notas básicas.
Um domínio pode conter mais de um bioma e mais de um ecossistema. Por exemplo, no domínio do cerrado o bioma predominante é o cerrado, mas também ocorre matas galeria e formações campestres. No domínio dos mares de morros predomina a Mata Atlântica, mas ocorre bosques de araucárias e ecossistemas costeiros.
De modo geral, bioma e ecossistema são termos mais usados em biologia e domínio morfoclimático e paisagem natural são mais usados em geografia.
Os mapas abaixo representam respectivamente: os ecossistemas, os biomas e os domínios morfoclimáticos do Brasil.


Referências:ROSS, Jurandyr L. S. (org) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
AB' SÁBER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
SOARES, José Luís. Biologia.6ed. São Paulo: Scipione, 1988.
Portal da Biologia.http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1471/dominio-e-bioma
COUTINHO, Leopoldo Magno. O conceito de bioma. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/abb/v20n1/02.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário